Linha de apoio para que possa obter esclarecimentos sobre a forma de promover o sucesso escolar, as relações interpessoais, os comportamentos saudáveis e o bem-estar das crianças.

Envie a sua questão
PESQUISAR
 
TEMAS

"não!"

2 anos

acordar a meio da noite

actividades

adolescência

agressividade

almoçar na escola

anjinho

ansiedade

assertividade

autonomia

avós

birras

boçar

bondoso

brinca

brinquedos

bruxas

calendário

cansaço

castigos

causa

ciume

comida

competencias; criança; adaptada

comportamento

comportamento alimentar

compromisso

comunicação

contrariedades

crianças hiperactivas - parte 1/3

crianças hiperactivas - parte 2/3

crianças hiperactivas - parte 3/3

criatividade

cultura

delegação; competências; reforço; positi

depressão

desafiar os pais

desenvolvimento

diagnóstico

dificuldades cognitivas

dificuldades de aprendizagem

dinamica familiar

disciplina

dislexia

divorcio

divórcio

doenças

dores de cabeça

dormir

educação

emoção

ensino

escola

esfincter anal

estratégias

falar durante a noite

familia

fraldas

frustração

grelha; acompanhamento; relação

hiperactividade

horários

individuação

infantário

influencias

irmaos

irmãos

irmãos; relação; equipa; partilha

irritações

isolamento

limites

medos

modelos de educação

negociação

negociar

negociar com emoção

obesidade infantil

pais

palmadas

pensamento simbolico

permissividade

privacidade

quarto dos pais

refeições

regras

relação pais-filhos

respostas

separação

separação de pais

sexualidade

sono

sonolencia

sopa

tempo; pais; angustia; dedicação

tolerância

tv

vómito

xi-xi

todas as tags

ARTIGOS
Educação
ARQUIVOS

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Segunda-feira, 18 de Junho de 2007
Sinais importantes a detectar numa criança disléxica
Observa que o seu filho por ex: 1) Aparenta ser inteligente, exprime-se bem, mas lê mal e escreve com erros ortográficos. 2) Escreve em espelho e troca os f pelos v, os p pelos q, e os b pelos d. 3) Aparenta ter dislalias ou falta de articulação de fonemas. 4) A sua grafia e letra é incompreensível e de fraca qualidade. 5) Escreve da direita para a esquerda. 6) Não consegue escrever em cima da linhas das folhas. 7) Segura o lápis muito em cima. 8) Quando lê ou escreve faz omissões, substituições e repetições. 9) Tem dificuldade em escrever e copiar. 10) Tem dificuldade em formular o seu pensamento. 11) Tem dificuldade em pronunciar as palavras complexas. Observa também que possui os seguintes problemas psicomotores: 1) Possui problemas de orientação espacio-temporal. 2) Confunde a esquerda e a direita 3) Confunde o antes com o depois. 4) Confunde cima e baixo. 5) Tem má coordenação motora. 6) Desequilibra-se facilmente. 7) Pouco hábil em jogos de campo e desporto. 8) Não consegue apertar os sapatos e coordenar os atacadores. 9) Dificuldade em ler as horas. Se considerar que o seu filho tem alguns destes sintomas ou dificuldades talvez fosse importante consultar um técnico especializado para a resolução deste problema. Dra. Maria Ana Andrade Lopes

Publicado por consultoriodeeducacao às 14:42
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Comentários:
De J.Pierre Silva a 20 de Setembro de 2013 às 09:48
Um disléxico não desce as escadas normalmente (um pé de cada vez), é o dignóstico mais fiável, juntamente com dificuldade em distinguir direita e esquerda ounão conseguir acertar com a bola ba baliza (quando jogo futeol) ou no cesto (quando joga basket).

Dar errros e trocar letras não é necessariamente dislexia. Ler e não perceber também não é dislexia, forçosamente, pois muitos concentram-se no ler bem ou depressa, sem prestar atenção à mensagem.

Muitas "dislexias" são apenas aprendizagens mal construídas.
Quanto e quantos alunos são dados como disléxicos na língua portuguesa, mas não dão erros a francês e inglês? Ora isso é um paradoxo, porque aq dislexia não é selectiva, mas manifesta-se em todas as áreas e domínios do quotidiano e não apenas na leitura ou na escrita.

A DISLEXIA É UMA DOENÇA NEUROLÓGICA INCURÁVEL, cujos sintomas podem ser esbatidos com terapia e aprendizagem de téncicas compensatórias.


Comentar post


Marque a sua consulta







Morada:
Av. António Augusto de Aguiar, 38 R/c Esq.
1050-016 Lisboa
Telefones: 93 933 55 88 / 91 659 88 38
email: info@letsgrow.pt
www.letsgrow.pt
http://consultoriodeeducacao.blogs.sapo.pt/

O QUE É … A LET’S GROW?

A Let’s Grow é um projecto português que nasceu em 2006 da necessidade sentida pelos Psicólogos Miguel Botelho de Barros (área Clínica) e Rui Nunes da Silva (área Social e das Organizações) de criar um programa de consultoria para a infância. Deste modo, a Let’s Grow integra na sua formação duas áreas distintas mas complementares que, ao cruzarem informação, permitiram melhorar significativamente a compreensão e a resposta face às lacunas sentidas nos projectos próprios da infância relativamente às competências sociais e emocionais.

A Let’s Grow é um conceito inovador e muito prático, que adapta as últimas descobertas da Psicologia Social e do Desenvolvimento Infantil às novas necessidades do séc. XXI. Através da aplicação de uma metodologia eficaz e rápida, È possível as crianças experimentarem e interiorizarem as ferramentas que promovem um desenvolvimento mais completo.

A nossa Missão

A missão da Let’s Grow é ser a Parceira das Crianças, suas Famílias e Escolas, de modo a que todos consigam gerir de forma eficaz os processos de crescimento e de mudanças, através do desenvolvimento e optimização das suas competências emocionais e sociais.
blogs SAPO
RSS