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Terça-feira, 16 de Setembro de 2008
Filho com Hiperactividade

tenho um filho com hiperactividade de tipo impulsivo, inserida num comportamento disruptivo. É de facto uma criança de 7 anos muito difícil. Tem todas as características referidas desde bébé, aos dois anos ele era incontrolável em termos de comportamento e fomos aconselhados a procurar um psicólogo.Tem variações muito grandes de humor, um grande nível de ansiedade, uma baixíssima tolerância á frustração. tem uma hiperactividade motora acentuada, é capaz de trepar paredes, armários, etc, cai muitas vezes, não consegue virar água do jarro para um copo sem entornar, enfim, muitas dificuldades de controlar a impulsividade. Está a ser medicado há quase um ano e meio mas se retirar a medicação nota-se que continua igual ou até pior em alguns sintomas. A terapia comportamental não tem dado muitos resultados. Neste momento em que a escola está a começar (vai para o 2º ano) deparo-me com estes graves problemas - não consigo fazer com que saia de casa - só o faz quando tem algum objectivo para ele próprio(como correr no jardim, jogar a bola ou anadr de bicicleta...)pois tem consciência de estar sempre a disparatar e a ser observado pelos outros; não o consigo vestir de forma decente pois não usa roupa interior e tem ataques de histeria sempre que tento ou insisto; diz imensos palavrões, muitas vezes fora de contexto mas outras quando explode, usa esses palavrões em casa e na rua, para connosco e para desconhecidos e é muito agressivo. Gostaria que me ajudassem a lidar com essa situação até porque tenho outro filho com 2 anos que vive este ambiente cada vez com mais atenção e que começa a copiar muitos dos comportamentos do irmão!

 

Cara Senhora,

 
Os casos de hiperactividade, de uma forma geral, tem haver com modelos de copying que as crianças observam tanto em ambientes familiares como em ambientes externos ao nucleo familiar. Tem também origem na absorção e aprendizagem com que as crianças fazem relativamente ao tema frustração (a pouca tolerância adquirida é "aprendida" pelos modelos à sua volta), à impulsividade com que estão habituados a ver em seu redor, e a relativamente a estados elevados de ansiedade pois revelam partes inseguras e com pouca autoconfiança sobre as suas capacidades.
A maneira mais correcta para se alterar o sentido destes comportamentos é realizar-se uma avaliação familiar sobre a su própria dinâmica e levantamento de dados sobre os estimulos externos que a criança está sujeita. Deve ser realizada por um psicólogo, com o objectivo de delinear uma estratégia com os pais a fim de as variações de humor diminuam na sua amplitude e de modo a que sejam encontradas as melhores respostas às dificuldades existentes.

 
Com os melhores cumprimentos,
 

A Equipa Let's Grow



Publicado por consultoriodeeducacao às 23:13
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