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Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008
Ajuda

 Dou explicações a uma menina de 9 anos que me pediu para a ajudar nos trabalhos da escola. A forma como ela se me apresentou relativamente a tudo o que com números tem a ver deixou-me perplexo. Pensei que estivesse mal acompanhada mas rapidamente verifico que de facto ela tem um bloqueio qualquer que a impede de se concentrar e assimilar matemática. Inicialmente ainda pensei que estivesse a gozar comigo visto fazer um dado problema, dizer que percebeu perfeitamente e passados vários minutos repeti-lo e as dúvidas e confusões serem as mesmas. Mas onde eu verifico que de facto tem de haver qualquer coisa de âmbito cognitivo com a criança  é quando me apercebo que ela não sabe o que é metade e o dobro e passo horas com exemplos a demonstrar o que é o dobro e a metade. Percebeu e diariamente lhe pergunto o que é o dobro e como o calcula assim como metade. A insistência foi de tal ordem que decidi introduzir o triplo e a terça parte (conteúdos do 3º ano do 1º ciclo e ela actualmente frequenta o 4º), foi difícil mas a muito custo consegui que ela diariamente passasse a dizer-me como calculava cada uma das formas. Erro meu, deixei passar 2 dias sem a questionar e quando a questiono novamente tive de regressar ao princípio com os exemplos todos. E a situação repete-se em quase todas as matérias que exijam raciocínio e lógica.

Preocupado fiz pesquisas na net e deparou-se-me algo que parece encaixar-se no comportamento desta menina. SXF (Síndrome do X Frágil). Agora fiquei ainda mais sem saber o que fazer porque eu não consigo atingir os objectivos pretendidos. Noto que se lhe repetir todos os dias a mesma coisa ela com dificuldade consegue saber mas se deixar passar uns dias noto que tudo para ela parece novo e muito complicado, ao ponto de num destes dias lhe pedir para fazer um elementar cálculo de 60 a dividir por 3 e para além de não haver qualquer possibilidade de ela fazer este cálculo mentalmente, ao fazê-lo com papel e lápis me dá um resultado de dois, e responde-me convicta de que estava a dizer a coisa certa: "- 2 é a terça parte de 60".

Para além disto também troca em todas as palavras o "f" pelo "v".

Descobri aqui as preocupações e as vossas respostas e daí tentar pedir a vossa ajuda. Não sei o que dizer aos pais nem como fazê-lo. Será só preocupação minha? Será doença?  Dislexia? SXF ? Se puderem agradecia que me ajudassem.

Obrigado

 


Caro João Carvalho,

Pensamos que foi muito importante a sua preocupação, mas também temos uma pergunta a fazer: para além do explicador preocupado, existirão igualmente pais preocupados? estão a par da situação? como é a relação dessa criança com os pais e com a sua familia?
Relativamente aos diferentes tipos de doenças que avançou, sugerimos primeiro que seja observada por um psicólogo, porque nos parece que as dificuldades terão uma origem emocional.
Com os melhores cumprimentos,

A equipa Let's Grow



Publicado por consultoriodeeducacao às 20:30
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