Linha de apoio para que possa obter esclarecimentos sobre a forma de promover o sucesso escolar, as relações interpessoais, os comportamentos saudáveis e o bem-estar das crianças.

Envie a sua questão
PESQUISAR
 
TEMAS

"não!"

2 anos

acordar a meio da noite

actividades

adolescência

agressividade

almoçar na escola

anjinho

ansiedade

assertividade

autonomia

avós

birras

boçar

bondoso

brinca

brinquedos

bruxas

calendário

cansaço

castigos

causa

ciume

comida

competencias; criança; adaptada

comportamento

comportamento alimentar

compromisso

comunicação

contrariedades

crianças hiperactivas - parte 1/3

crianças hiperactivas - parte 2/3

crianças hiperactivas - parte 3/3

criatividade

cultura

delegação; competências; reforço; positi

depressão

desafiar os pais

desenvolvimento

diagnóstico

dificuldades cognitivas

dificuldades de aprendizagem

dinamica familiar

disciplina

dislexia

divorcio

divórcio

doenças

dores de cabeça

dormir

educação

emoção

ensino

escola

esfincter anal

estratégias

falar durante a noite

familia

fraldas

frustração

grelha; acompanhamento; relação

hiperactividade

horários

individuação

infantário

influencias

irmaos

irmãos

irmãos; relação; equipa; partilha

irritações

isolamento

limites

medos

modelos de educação

negociação

negociar

negociar com emoção

obesidade infantil

pais

palmadas

pensamento simbolico

permissividade

privacidade

quarto dos pais

refeições

regras

relação pais-filhos

respostas

separação

separação de pais

sexualidade

sono

sonolencia

sopa

tempo; pais; angustia; dedicação

tolerância

tv

vómito

xi-xi

todas as tags

ARTIGOS
Educação
ARQUIVOS

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Terça-feira, 6 de Janeiro de 2009
"Estava la a bruxa"

Citando Irene:
Boa Tarde!!!
Tenho uma filhota que vai fezer 3 anos dentro de poucos dias.
Aos 18 meses foi para o quartinho dela, os primeiros dias foram dificias mas acabou por se habituar.
Ela sempre gostou muito de chucha, a um mês perdeu uma das muitas chuchas que tem e aproveitei a oportunidade para ver se conseguia que ela deixa-se de pedir a "pepe". Os primeiros dias foram bastante dificeis pois chegou a estar quase toda a noite a chorar.
Entretanto os vós que moram longe vieram passar uns dias a nossa casa e como não queriam ver a unica netinha a chorar habituaram-na a dormir acompanhada.
Agora que foram embora, ela o que quer e dormir na cama dos pais.
Ontem aconteceu uma situação fora do usual, ela adormeceu na nossa cama e a meio da noite mudei-a para a caminha dela a certa altura começou a chorar bastante e com um choro angustiante. Quando cheguei junto dela disse-me que estava la a bruxa, que estava aos pés da cama. Ela até tremia.
Uma das vezes que a questionamos porque motivo ela não queria dormir no quarto dela ela respondeu que tinha medo pois estava la a bruxa.
Como devo de agir nesta situação?
Obrigado desde ja pela atenção dispensada e espero que me consigam ajudar.

 

 

Boa Tarde,

A sua filha encontra na chucha conforto que a faz sentir bem, para que ela possa deixar de sentir necessidade da utilização da chucha é necessário que consiga encontrar o seu conforto de forma a controlar a sua falta.

Os avós compensaram a falta da chucha com a sua presença restituindo assim o conforto e a segurança que lhe estava a faltar, claro que criaram uma compensação exterior que não dá auto-suficiência à criança, essa falta que ela sente passou a chamar-se "bruxa".

É importante reforçar e ajudar a auto-estima a crescer, se a deixar uma noite inteira a chorar a vitoria do sono é apenas pelo cansaço, podendo dar a sensação à criança de que está abandonada à sua sorte.

Sugerimos que crie um ambiente confortável e de segurança é importante que a criança sinta que tem capacidade para ultrapassar os seus medos e desconfortos, mas que para "bruxas maiores pode contar com os pais", só assim a "bruxa" vai desaparecer definitivamente.

A Equipa Let's Grow


TEMAS: ,

Publicado por consultoriodeeducacao às 23:44
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Comentários:
De vanda a 28 de Janeiro de 2009 às 19:51
olá, o meu nome é Vanda e tenho duas filhas uma de 9 anos e outra de 3 anos, e à uns meses aconteceu-me algo parecido a minha filha mais nova tem medo de dormir no quarto pois diz que tem lá uma bruxa, eu já tentei explicar-lhe que a única pessoa que lá está é a irmã, mas mesmo assim ela continua na mesma, chego q ter notes de me deitar com ela e assim que ela adormece vou-me embora mas a meio da noite ela acorda a chorar e a chamar por mim, também já não sei o que fazer já tentei de tudo.


De Maria a 14 de Maio de 2011 às 19:43
Talvez o assunto requeira outro tipo de abordagem. Nem sempre a questão se trata de 'medos', por vezes é bem real. Sou espírita e como tal, sei que em muitos destes casos a 'bruxa' é nada mais nada menos que espíritos desencarnados. Não venho pra aqui pregar nada, e entendo que cada um é livre de crer naquilo que quer, mas entendi que seria importnte deixar aqui esta mensagem. Atentem nas crianças e não as tomem como 'parolas' quando relatam as suas vivências, só por serem mais novas. Os mais novos estão mais susceptíveis a este tipo de coisas, pois uma vez que ainda não adquiriram hábitos mundanos e estão mais próximo da essência humana, possuem uma frequência energética mais em relação com o divino.


Comentar post


Marque a sua consulta







Morada:
Av. António Augusto de Aguiar, 38 R/c Esq.
1050-016 Lisboa
Telefones: 93 933 55 88 / 91 659 88 38
email: info@letsgrow.pt
www.letsgrow.pt
http://consultoriodeeducacao.blogs.sapo.pt/

O QUE É … A LET’S GROW?

A Let’s Grow é um projecto português que nasceu em 2006 da necessidade sentida pelos Psicólogos Miguel Botelho de Barros (área Clínica) e Rui Nunes da Silva (área Social e das Organizações) de criar um programa de consultoria para a infância. Deste modo, a Let’s Grow integra na sua formação duas áreas distintas mas complementares que, ao cruzarem informação, permitiram melhorar significativamente a compreensão e a resposta face às lacunas sentidas nos projectos próprios da infância relativamente às competências sociais e emocionais.

A Let’s Grow é um conceito inovador e muito prático, que adapta as últimas descobertas da Psicologia Social e do Desenvolvimento Infantil às novas necessidades do séc. XXI. Através da aplicação de uma metodologia eficaz e rápida, È possível as crianças experimentarem e interiorizarem as ferramentas que promovem um desenvolvimento mais completo.

A nossa Missão

A missão da Let’s Grow é ser a Parceira das Crianças, suas Famílias e Escolas, de modo a que todos consigam gerir de forma eficaz os processos de crescimento e de mudanças, através do desenvolvimento e optimização das suas competências emocionais e sociais.
blogs SAPO
RSS