Linha de apoio para que possa obter esclarecimentos sobre a forma de promover o sucesso escolar, as relações interpessoais, os comportamentos saudáveis e o bem-estar das crianças.

Envie a sua questão
PESQUISAR
 
TEMAS

"não!"

2 anos

acordar a meio da noite

actividades

adolescência

agressividade

almoçar na escola

anjinho

ansiedade

assertividade

autonomia

avós

birras

boçar

bondoso

brinca

brinquedos

bruxas

calendário

cansaço

castigos

causa

ciume

comida

competencias; criança; adaptada

comportamento

comportamento alimentar

compromisso

comunicação

contrariedades

crianças hiperactivas - parte 1/3

crianças hiperactivas - parte 2/3

crianças hiperactivas - parte 3/3

criatividade

cultura

delegação; competências; reforço; positi

depressão

desafiar os pais

desenvolvimento

diagnóstico

dificuldades cognitivas

dificuldades de aprendizagem

dinamica familiar

disciplina

dislexia

divorcio

divórcio

doenças

dores de cabeça

dormir

educação

emoção

ensino

escola

esfincter anal

estratégias

falar durante a noite

familia

fraldas

frustração

grelha; acompanhamento; relação

hiperactividade

horários

individuação

infantário

influencias

irmaos

irmãos

irmãos; relação; equipa; partilha

irritações

isolamento

limites

medos

modelos de educação

negociação

negociar

negociar com emoção

obesidade infantil

pais

palmadas

pensamento simbolico

permissividade

privacidade

quarto dos pais

refeições

regras

relação pais-filhos

respostas

separação

separação de pais

sexualidade

sono

sonolencia

sopa

tempo; pais; angustia; dedicação

tolerância

tv

vómito

xi-xi

todas as tags

ARTIGOS
Educação
ARQUIVOS

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Sexta-feira, 13 de Julho de 2007
Escrever o nome em espelho - Dislexia?

Exmos Senhores,

Li com muito interesse os vossos artigos sobre dislexia e gostava de tirar
algumas duvidas: tenho um filho com sete anos (feitos em Abril) e que passou agora para a segunda classe, ele desde que começou a escrever o nome na Infantil várias vezes fazia-o em espelho e embora neste momento já  não seja tão frequente ainda o faz ocasionalmente quando escreve em maiusculas de imprensa, também escreve os numeros muito frequentemente em espelho, nas cópias e ditados salta silabas e ao ler tem dificuldade na continuidade da linha.
As minhas duvidas são: será dislexia? será apenas "falta de treino"? como se diagnostica?
Ele tem muita dificuldade em concentrar-se e pouco interesse pelos estudos, será causa ou consequência?

Obrigada pela vossa atenção,
Susana

Cara Mãe,

 

Antes de mais, muito obrigada pela sua questão e por ter confiado as suas dúvidas ao nosso consultório.

Em relação ao que questiona, parece-me que, embora manifeste problemas específicos de leitura e escrita, pode ser precipitado realizar um diagnóstico de dislexia tão precocemente.

Em primeiro lugar, pode existir uma falta de maturidade para a aprendizagem, já que certas crianças necessitam de mais tempo para interiorizar o reconhecimento e a compreensão dos símbolos gráficos. Neste casos, com uma estimulação adequada a criança pode evoluir favoravelmente e a aprendizagem da leitura e escrita começarem a evoluir normalmente, ganhando confiança e concentração para os estudos.

Os dados que refere do comportamento escolar do seu filho são escassos, não permitindo diagnosticar este problema de linguagem. Isto porque, para o fazermos mais correctamente, necessitamos de ter referências da sua motricidade, lateralidade e funcionamento cognitivo. Por outras palavras, deve também observar se o seu filho confunde esquerda e direita, se compreende os conceitos de "antes e depois", se sabe ver as horas e também se apresenta problemas em reconhecer partes do seu corpo e orientar-se no espaço. Todas estas componentes são fundamentais para o diagnóstico da dislexia e não somente as manifestações escolares que mencionou.

O meu conselho será então, observar se o seu filho apresenta estes sintomas e, se os outros continuarem ou agravarem, deve consultar um especialista que poderá realizar uma avaliação estruturada e multidisciplinar, para confirmar se o seu filho possui realmente dislexia.

Espero que a tenha ajudado nas suas dúvidas e conte sempre connosco.




Publicado por consultoriodeeducacao às 17:40
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Comentários:
De Anónimo a 18 de Julho de 2007 às 15:17
www.verdadepolitica.blogs.sapo.pt


De camila a 23 de Maio de 2008 às 16:25
Ola, me chamo Camila e tenho 30 anos, bom eu tenho uma dificuldade muito grande em memorizar as coisas, ex já fiz vários concurso e nestes concurso as vezes é o mesmo conteúdo, e quando vou estudar novamente tem coisas que não lembro mais.
O que poderia fazer ?? que tratamento devo procurar? que especialista devo ir? obrigada.


De vanisse a 24 de Junho de 2008 às 21:04
Olá, tenho uma sobrinha de 4 anos e ela já sabe escrever seu nome perfeitamente, só que nos últimos dias tenho observado que ela esta escrevendo o nome de trás para frente e os números também em formato espelhado. O que seria?


De Marcia a 16 de Outubro de 2008 às 02:59
Olá Vanisse, não se preocupe, é totalmente normal, tenho uma filha de 04 anos e desde os 3 anos e 6 meses ele escreve o nome dela, porém no começo era espelhado, mas agora ela ecreve direitinho, mas a letra G ela ainda espelha e pediatra dela falou que aos poucos ela irá fazê-la normalmente, não precisa forçar nada, somente orientar e deixar o fluxo natural e o tempo dela fluir.

Bjs


De maria santos a 15 de Maio de 2009 às 20:32
Preciso de esclarecimentos a respeito da escrita espelhada.Trabalho numa escola de ensino fundamental e educação infantil e temos uma aluna que escreve assim.Acontece geralmente quando ela está nervosa.
O que fazer?


De REGINA a 23 de Agosto de 2011 às 00:36
Meu filho de 06 anos está cursando a 1° serie e escreve espelhado,ele sabe separar as vogais das consoantes porem confunde as letras ex: lh ele diz lá e não consegue pronunciar o R ex:cobra ele diz coba ele tenta e fica frustrado, pelo insucesso, oque eu devo fazer ele se sente um escluido, diz que faz tudo errado e que por isso ninguém gosta dele me ajude ele é muito inteligente pega as coisas com facilidade mas escreve espelhado.


De jackson koepsel a 11 de Julho de 2016 às 01:13
Olá meu nome é Jackson, tenho 31 anos, em 2004 aos 19 anos, eu vi uma matéria no JÔ SOARES, onde uma mulher escrevia com as duas mãos ao mesmo tempo em dois quadros… fiquei admirado e comecei a treinar a escrita, a exercitar meu cérebro… desde então venho aprimorando essa habilidade… hoje em dia consigo em letra de forma: ESCREVER DE TRÁS PARA FRENTE, ESCREVER DE PONTA CABEÇA, ESCREVER DE PONTA CABEÇA DE TRÁS PARA FRENTE consigo LER DE TRÁS PARA FRENTE e estou treinando FALAR DE TRÁS PARA FRENTE… é tudo questão de treino escrito e treino mental.


Comentar post


Marque a sua consulta







Morada:
Av. António Augusto de Aguiar, 38 R/c Esq.
1050-016 Lisboa
Telefones: 93 933 55 88 / 91 659 88 38
email: info@letsgrow.pt
www.letsgrow.pt
http://consultoriodeeducacao.blogs.sapo.pt/

O QUE É … A LET’S GROW?

A Let’s Grow é um projecto português que nasceu em 2006 da necessidade sentida pelos Psicólogos Miguel Botelho de Barros (área Clínica) e Rui Nunes da Silva (área Social e das Organizações) de criar um programa de consultoria para a infância. Deste modo, a Let’s Grow integra na sua formação duas áreas distintas mas complementares que, ao cruzarem informação, permitiram melhorar significativamente a compreensão e a resposta face às lacunas sentidas nos projectos próprios da infância relativamente às competências sociais e emocionais.

A Let’s Grow é um conceito inovador e muito prático, que adapta as últimas descobertas da Psicologia Social e do Desenvolvimento Infantil às novas necessidades do séc. XXI. Através da aplicação de uma metodologia eficaz e rápida, È possível as crianças experimentarem e interiorizarem as ferramentas que promovem um desenvolvimento mais completo.

A nossa Missão

A missão da Let’s Grow é ser a Parceira das Crianças, suas Famílias e Escolas, de modo a que todos consigam gerir de forma eficaz os processos de crescimento e de mudanças, através do desenvolvimento e optimização das suas competências emocionais e sociais.
blogs SAPO
RSS