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Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007
Crianças Hiperactivas - Parte 2/3

(...continuação)

 

Os 3 Tipos de Hiperactividade

O tipo de PDAH menos comum engloba as crianças que são predominantemente hiperactivas, inquietas e agitadas, que têm tendência para interromperem constantemente as aulas, mas mantêm uma concentração minimamente adequada.

O segundo tipo PDAH é caracterizado pelos problemas relacionados com a falta de atenção, onde as crianças distraem-se facilmente, são desorganizadas, mas não são hiperactivas. Este tipo de crianças apresentam várias formas de devaneios, esquecem-se de coisas, perdem coisas, adiam, atrasam-se nos compromissos, e costumam apresentar falhas ou erros nos trabalhos que lhes são pedidos.

O terceiro tipo de PDAH é a uma combinação dos dois tipos anteriores. Este terceiro tipo de PDAH é o mais frequente e é também a forma mais grave. São crianças que logo desde muito cedo apresentam sinais muito claros ao nível do seu temperamento. São bebes que dormem muito pouco ou por curtos intervalos de tempo, quando acordados requerem muita atenção, apresentam problemas de alimentação precisando de comer muitas vezes por breves períodos, tiveram uma fraca sucção durante as mamadas, choram durante as refeições, entre outros. São, portanto, crianças difíceis de acalmar a sua irritabilidade, o seu choro, de lidarem com as suas cólicas, e não gostam muito de serem pegados ao colo. Para se auto-acalmarem preferem chuchar, tocarem-se na cabeça, etc. É frequente, os pais destas crianças, sentiram uma grande dificuldade em implementarem uma rotina diária, argumentando que são crianças muito irregulares e inconstantes.

 

Como Identificar os Sinais

As crianças com hiperactividade são caracterizadas por expressarem muita dificuldade em ficarem quietas, planificarem acções, prestarem atenção ao que se passa à volta, parecendo que estão distraídas quando alguém fala com elas. Vêem as suas dificuldades transformadas em frustrações, têm irritações e os que as rodeiam manifestam algum desassossego. São crianças que, por consequência, estão muito mais expostas a situações de perigo e acidentes tornando-se crianças difíceis de lidar, exigindo muita atenção e preocupação. A impulsividade parece ser a responsável por não pensarem antes de fazerem algo, o que os torna bastante imaturos quando ao lado do seus pares.

Quanto mais identificados forem os sinais abaixo descritos, mais probabilidades existem de se estar perante um problema de hiperactividade:

 


  • A criança nunca está sossegada, está sempre agitada
  • Sempre que a criança está sozinha, aparecem logo disparates
  • É malcriada e faz cenas em publico
  • Na escola, é turbulenta e tem problemas de concentração
  • Parece que não tem consciência do perigo e tem comportamentos de risco
  • A criança não consegue estar com a sua atenção focalizada sobre uma matéria ou tarefa específica mais do que alguns minutos
  • É hiperemotiva
  • Não presta atenção ao pormenor
  • Comete erros de irreflexão
  • Comete erros por desatenção
  • Distrai-se facilmente
  • Interrompe tarefas por acontecimentos menores
  • É incapaz de se manter sentado quando deveria estar
  • Torce-se e balança-se na cadeira
  • Tem dificuldade de esperar antes de responder
  • Tem grande tendência em interromper os outros
  • Tem dificuldade em se interessar por actividades calmas
  • Tem fraca tolerância à frustração
  • Tem acessos de cólera
  • Manifesta autoritarismo
  • Tem forte variação do humor
  • Desmotiva-se facilmente

(continua...)

 

A equipa Let´s Grow



Publicado por consultoriodeeducacao às 08:00
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