Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Educação

Consultório de Educação

27
Jan08

...

consultoriodeeducacao

Boa Tarde,

A nossa sociedade cada vez mais promove o individualismo em detrimento da vida comunitária, mesmo da vida familiar. A proliferação de computadores e televisões em cada casa veio reinforçar mais a faceta individualista já presente em todos os adolescêntes. Tenho um filho com 13 anos que está em plena  "adolescência", com tudo a que tem direito!  O seu quarto, o seu espaço e a sua música. Como família todos temos as nossas obrigações comuns e procuramos que as crianças cresçam com a ideia que a cooperação de todas é necessário para a coesão familiar, e para a casa funcionar. Somos uma equipa.
A minha pergunta é se consideram possível um adolescente participar  nas actividades familiares, aqui incluo lúdicas e obrigações de cada um, como arrumar o quarto, participar no dia a dia da casa, sem ser sempre como uma obrigação, mas sentir que está a participar na vida da família, e que a sua cooperação é positiva e necessária para o bom ambiente familiar.

Obrigada.

Teresa  Washington Dc

 

Cara Teresa,
 
Antes de mais muito obrigado pela confiança depositada no Consultório de Educação. Relativamente à questão que nos coloca, de facto, a adolescência é uma fase do desenvolvimento muito complexa. Trata-se duma fase de transição, onde a passagem do mundo infantil para o do adulto se pode dar duma forma mais ou menos turbulenta, consoante cada caso. É uma fase onde, por várias razões, as competências, as necessidades, as projecções, as maturidades físicas e intelectuais nem sempre andam sincronizadas umas com as outras.
Como se sabe, é um período que envolve descobertas dos limites pessoais, de experiências sensoriais e intelectuais, e que por isso mesmo carecem de um acompanhamento parte dos pais que seja orientador e regulador, mas também gratificador e securizante. Encontrar este equilíbrio sozinho pode não ser fácil. Um adolescente precisa dum adulto para encontrar o seu equilíbrio e a sua autoconfiança. A oportunidade dada pelos pais em fazerem tarefas que não são divertidas no imediato, mas que são necessárias na forma de como é viver em família, vão trazer mais tarde personalidades mais maduras e adaptadas.
São muito importantes os modelos de referência que cada adolescente encontra em casa. Quanto mais coerência e consistência encontrarem, mais fácil será a sua vida porque mais seguros se vão sentir em alturas de maior dúvida.
A reacção por parte dos adolescentes em forma de resistência é normal e muito comum, nem que seja porque o que é bom é fazerem-se coisas que dêem prazer. Ao mesmo tempo, esta reacção com os pais pode ser um sinal de que os filhos sentem espaço suficiente à discussão e à troca de ideias. Será, portanto, um sinal de procura de autonomia e individualização. É importante, que aos poucos, os adolescentes possam sentir que são capazes de serem adultos. Procure ir encontrando as oportunidades e alturas certas para o fazer, elogiando as boas iniciativas e o facto de terem conseguido honrar os compromissos assumidos.
Implique toda a família na construção das tarefas onde cada um possa ter responsabilidades e objectivos específicos, em que embora possam ser diferentes entre si, têm objectivos comuns: trabalhar em equipa, respeitando a diferença e individualidades de cada um. Numa relação com os nossos filhos, tal como numa negociação, o sucesso só se encontra se o negócio for bom para as duas partes.
 
Com os melhores cumprimentos,
 
A equipa Let’s Grow
 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ARTIGOS

Educação

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
O QUE É … A LET’S GROW?

A Let’s Grow é um projecto português que nasceu em 2006 da necessidade sentida pelos Psicólogos Miguel Botelho de Barros (área Clínica) e Rui Nunes da Silva (área Social e das Organizações) de criar um programa de consultoria para a infância. Deste modo, a Let’s Grow integra na sua formação duas áreas distintas mas complementares que, ao cruzarem informação, permitiram melhorar significativamente a compreensão e a resposta face às lacunas sentidas nos projectos próprios da infância relativamente às competências sociais e emocionais.

A Let’s Grow é um conceito inovador e muito prático, que adapta as últimas descobertas da Psicologia Social e do Desenvolvimento Infantil às novas necessidades do séc. XXI. Através da aplicação de uma metodologia eficaz e rápida, È possível as crianças experimentarem e interiorizarem as ferramentas que promovem um desenvolvimento mais completo.

A nossa Missão

A missão da Let’s Grow é ser a Parceira das Crianças, suas Famílias e Escolas, de modo a que todos consigam gerir de forma eficaz os processos de crescimento e de mudanças, através do desenvolvimento e optimização das suas competências emocionais e sociais.