Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Educação

Consultório de Educação

22
Jun07

Comunicação com os filhos

consultoriodeeducacao

Olá Graça, percebo perfeitamente a situação dificil em que estão, embora seja temporária. Independentemente de estarem a viver juntos com os seus pais, as crianças, duma forma ou doutra, estão sempre em contacto com outras pessoas, que não só com os pais. É o caso quando andam na escola, quando vão a festas, quando estão com diferentes amigos, etc. Talvez aqui se coloque mais a sua dificuldade em querer ter um espaço para si e para o seu filho independente do espaço dos seus pais. Actualmente parece que as fronteiras estão pouco definidas e existe pouco espaço para as intimidades e cumplicidades que se desenvolvem num espaço ou numa casa só nossa. Digamos que o seu trabalho está um pouco mais dificultado nesse aspecto, mas se tentar pedir ajuda e compreensão nesse aspecto talvez resulte. Uma coisa é certa: os avós são sempre pessoas muito importantes, mas não substituem o trabalho dos pais quando estes existem. Com os melhores cumprimentos, Miguel Botelho de Barros

Olá! Desde já agradeço o vosso conselho.
Antes de mais queria esclarecer que são as pessoas que, na brincadeira, lhe ensinam a fazer asneiras ( as quais são, de todo, do desagrado dos pais) e, como se riem por lhe acharem piada, ele fica entusiasmado e continua a fazê-lo mesmo quando sai só connosco e quando é cumprimentado por outras pessoas.
Porém, não sei como dizer aos familiares que lhe incutiram estas coisas ( já tentei educadamente e não deu resultado) que detesto realmente esta situação, sem os ofender porque afinal estão a brincar com ele.
Gostava de acrescentar que uma vez que vivemos temporariamente com os meus pais e estes cuidam dele durante o dia não estará o meu filho confuso com as diferentes "maneiras de educar", sendo o avô especialmente "difícil"? Estarei errada?
Obrigado.
Graça

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ARTIGOS

Educação

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
O QUE É … A LET’S GROW?

A Let’s Grow é um projecto português que nasceu em 2006 da necessidade sentida pelos Psicólogos Miguel Botelho de Barros (área Clínica) e Rui Nunes da Silva (área Social e das Organizações) de criar um programa de consultoria para a infância. Deste modo, a Let’s Grow integra na sua formação duas áreas distintas mas complementares que, ao cruzarem informação, permitiram melhorar significativamente a compreensão e a resposta face às lacunas sentidas nos projectos próprios da infância relativamente às competências sociais e emocionais.

A Let’s Grow é um conceito inovador e muito prático, que adapta as últimas descobertas da Psicologia Social e do Desenvolvimento Infantil às novas necessidades do séc. XXI. Através da aplicação de uma metodologia eficaz e rápida, È possível as crianças experimentarem e interiorizarem as ferramentas que promovem um desenvolvimento mais completo.

A nossa Missão

A missão da Let’s Grow é ser a Parceira das Crianças, suas Famílias e Escolas, de modo a que todos consigam gerir de forma eficaz os processos de crescimento e de mudanças, através do desenvolvimento e optimização das suas competências emocionais e sociais.